A Web 1.0 é a primeira geração da Web.
Esta teve
como principal papel, a enorme quantidade de informação disponível a que todos
podíamos aceder, o que até aqui apenas estava disponível em bibliotecas e
arquivos, entre outras formas convencionais de distribuição de informação. No
entanto, o papel do utilizador nesses cenários era o de mero espectador da acção
que se passava na página que visitava, não tendo autorização para alterar ou
reeditar o seu conteúdo. Nesta geração, os serviços eram
pagos e controlados através de licenças, os sistemas eram restritos a quem
detinha poder de compra para custear as transacções online e adquirir o
software para criação e manutenção de sites. Por outro lado, a Web 1.0 trouxe
grandes avanços no que diz respeito ao acesso à informação e ao conhecimento, a
filosofia que estava por detrás do conceito de rede global foi sempre a de um
espaço aberto a todos, ou seja, sem um “dono” ou indivíduo que controlasse o
acesso ou o conteúdo publicado.
Devido à rapidez do processo da mudança, muitos
utilizadores nem se deram conta, de que a Internet mudou o seu paradigma. Surge
assim a segunda geração, a chamada Web 2.0, uma geração nova e com uma variada
gama de aplicações online. Nesta geração as pessoas passaram a produzir os seus
próprios documentos e a publicá-los automaticamente na rede, sem a necessidade
de grandes conhecimentos de programação e de ambientes sofisticados de
Informática. Os utilizadores tornaram-se também produtores da informação,
distribuindo e partilhando através da internet os seus conhecimentos e ideias
de forma fácil e rápida.
No fundo, com a Web 2.0 o utilizador tem a
possibilidade de participar, gerar e organizar as informações, mesmo quando o
conteúdo não é gerado pelos utilizadores, este pode ser enriquecido por meio de
comentários, avaliação, ou até mesmo personalizado. A Web passou a ser encarada
como uma plataforma na qual o utilizador comum não se limita a pesquisar e a
consultar informação, mas tem um papel mais criativo uma vez que pode, ele
próprio, criar informação e conteúdos para a Web, tornando-se simultaneamente
produtor e consumidor de informação.
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