quarta-feira, 20 de junho de 2012

Blogs



O termo blog foi concebido como um diário na Web, cuja informação está organizada da mais recente para a mais antiga. Disponibiliza um índice de entrada e pode conter apontadores para outros sites. Por ser aberto a todos os cibernautas, permite que os visitantes deixem os seus comentários, tornando-se num meio de comunicação relativamente fácil.
Um blog não é mais do que uma página na Web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam por “posts” – constituídas por imagens ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar”. O blog é uma das ferramentas mais utilizadas na Web social, pois permite de uma forma muito fácil, a criação e edição de material online. É também a ferramenta ideal para a discussão e troca de ideias. Esta facilidade de criação e edição online contribuiu para o seu rápido e enorme sucesso, permitindo também que mesmo aqueles que se sentem apreensivos perante a criação de um site, se sintam realizados na partilha global. Com o surgimento dos sites de criação, gestão e alojamento de blogs gratuitos e de fácil utilização, a criação de um blog tornou-se uma tarefa acessível a qualquer utilizador da Internet. Em consequência, o conceito de blog tem vindo a evoluir ao ritmo da criatividade e imaginação dos internautas tendo também chamado a atenção de investigadores, professores e outros profissionais com preocupações no domínio da educação. Os blogs podem enquadrar-se em duas categorias possíveis de utilização, sendo elas:

·      Como recurso pedagógico – os blogs podem ser utilizados como um espaço de acesso à informação especializada e como um espaço de disponibilização de informação por parte do professor;

·      Como estratégia educativa – os blogs podem servir como um portefólio digital, um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate e ainda um espaço de integração.

Os alunos ao publicarem num espaço visível por todos e não apenas em sistemas fechados, tornam-se actores no fenómeno da comunicação global e aumenta também a sua responsabilidade sobre aquilo que querem comunicar ao exterior. Os blogs possuem algumas vantagens. Uma delas reside na facilidade da criação e no manuseamento das ferramentas de publicação, outra relaciona-se com o facto de a ferramenta disponibilizar interfaces que permitem ao utilizador centrar-se no conteúdo e, por fim, a existência de funcionalidades como comentários, arquivo, entre outras.
Graças aos vários contributos, a aprendizagem acontece a partir de múltiplas perspectivas, podendo assim ser induzidas quer por grupos organizados, mais académicos, quer por grupos não organizados. Além disso, a leitura regular de blogs com qualidade permite novas aprendizagens, porque apresentam novas perspectivas. Por fim, promove uma reflexão sobre a própria aprendizagem. Alguns blogs são usados como caderno diário electrónico, portefólio e como fórum. Aqueles que funcionam como diário electrónico são administrados directamente pelos alunos, onde publicam os seus textos, fazem comentários e avaliam os trabalhos dos colegas. Atendendo a isto, o blog passa a ganhar dimensão no contexto educativo, extravasando as funcionalidades do caderno tradicional. Com a utilização do caderno electrónico, os textos ficam mais acessíveis, aos professores e alunos, podendo-os ler, comentar e avaliar. Este caderno traz alguns benefícios, evita a perda dos trabalhos e permite que o aluno e o professor verifiquem o seu progresso através da comparação dos textos escritos ao longo do ano lectivo. Outro uso é como portefólio, sobretudo entre os alunos do ensino superior, no qual o aluno indica as suas pesquisas, resumos e reflexões. Um portfólio pode assumir diversas funções e ter múltiplos propósitos sendo de realçar a possibilidade da sua exploração como forma de organizar e apoiar as aprendizagens e/ou a possibilidade de se constituir como instrumento de avaliação. Nos casos em que o blog funciona como fórum, muitas vezes dinamizado pelo professor, os alunos intervêm para apresentarem os seus comentários, que podem implicar pesquisa de informação na Web ou em outras fontes. A utilização dos blogs em contexto educativo, possibilita que os pais acompanhem o processo de ensino e aprendizagem, bem como a troca de experiências com outros professores de qualquer parte do mundo. É possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica, em todas as disciplinas, que pode ser de produção de textos, análise de obras literárias, relatórios de visitas de estudos, etc.
A diversidade de blogs ligados ao ensino é grande e integra os blogs dos professores, blogues dos alunos, blogues das disciplinas e os blogues das escolas.
Contudo, a criação e dinamização de um blog com fins educacionais pode, e deve, ser um pretexto para o desenvolvimento de múltiplas competências. O desenvolvimento de competências associadas à pesquisa e selecção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da Web são algumas das mais-valias associadas a muitos projectos de criação de blogs em contextos escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário