O termo blog foi concebido como um diário na Web,
cuja informação está organizada da mais recente para a mais antiga.
Disponibiliza um índice de entrada e pode conter apontadores para outros sites.
Por ser aberto a todos os cibernautas, permite que os visitantes deixem os seus
comentários, tornando-se num meio de comunicação relativamente fácil.
Um blog não é mais do que uma página na Web que se
pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens
– que se designam por “posts” – constituídas por imagens ou textos normalmente
de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse ou
comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma
cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em
primeiro lugar”. O blog é uma das ferramentas mais utilizadas na Web social,
pois permite de uma forma muito fácil, a criação e edição de material online. É
também a ferramenta ideal para a discussão e troca de ideias. Esta facilidade
de criação e edição online contribuiu para o seu rápido e enorme sucesso,
permitindo também que mesmo aqueles que se sentem apreensivos perante a criação
de um site, se sintam realizados na partilha global. Com o surgimento dos sites
de criação, gestão e alojamento de blogs gratuitos e de fácil utilização, a
criação de um blog tornou-se uma tarefa acessível a qualquer utilizador da
Internet. Em consequência, o conceito de blog tem vindo a evoluir ao ritmo da
criatividade e imaginação dos internautas tendo também chamado a atenção de
investigadores, professores e outros profissionais com preocupações no domínio
da educação. Os blogs podem enquadrar-se em duas categorias possíveis de
utilização, sendo elas:
· Como recurso pedagógico – os blogs podem ser utilizados
como um espaço de acesso à informação especializada e como um espaço de
disponibilização de informação por parte do professor;
· Como estratégia educativa – os blogs podem servir como um
portefólio digital, um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate
e ainda um espaço de integração.
Os alunos ao publicarem num espaço visível por
todos e não apenas em sistemas fechados, tornam-se actores no fenómeno da
comunicação global e aumenta também a sua responsabilidade sobre aquilo que
querem comunicar ao exterior. Os blogs possuem algumas vantagens. Uma delas
reside na facilidade da criação e no manuseamento das ferramentas de
publicação, outra relaciona-se com o facto de a ferramenta disponibilizar
interfaces que permitem ao utilizador centrar-se no conteúdo e, por fim, a
existência de funcionalidades como comentários, arquivo, entre outras.
Graças aos vários contributos, a aprendizagem
acontece a partir de múltiplas perspectivas, podendo assim ser induzidas quer
por grupos organizados, mais académicos, quer por grupos não organizados. Além
disso, a leitura regular de blogs com qualidade permite novas aprendizagens,
porque apresentam novas perspectivas. Por fim, promove uma reflexão sobre a
própria aprendizagem. Alguns blogs são usados como caderno diário electrónico,
portefólio e como fórum. Aqueles que funcionam como diário electrónico são
administrados directamente pelos alunos, onde publicam os seus textos, fazem
comentários e avaliam os trabalhos dos colegas. Atendendo a isto, o blog passa
a ganhar dimensão no contexto educativo, extravasando as funcionalidades do
caderno tradicional. Com a utilização do caderno electrónico, os textos ficam
mais acessíveis, aos professores e alunos, podendo-os ler, comentar e avaliar.
Este caderno traz alguns benefícios, evita a perda dos trabalhos e permite que
o aluno e o professor verifiquem o seu progresso através da comparação dos
textos escritos ao longo do ano lectivo. Outro uso é como portefólio, sobretudo
entre os alunos do ensino superior, no qual o aluno indica as suas pesquisas,
resumos e reflexões. Um portfólio pode assumir diversas funções e ter
múltiplos propósitos sendo de realçar a possibilidade da sua exploração como
forma de organizar e apoiar as aprendizagens e/ou a possibilidade de se
constituir como instrumento de avaliação. Nos casos em que o blog funciona como
fórum, muitas vezes dinamizado pelo professor, os alunos intervêm para
apresentarem os seus comentários, que podem implicar pesquisa de informação na
Web ou em outras fontes. A utilização dos blogs em contexto educativo,
possibilita que os pais acompanhem o processo de ensino e aprendizagem, bem
como a troca de experiências com outros professores de qualquer parte do mundo.
É possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica, em todas as disciplinas,
que pode ser de produção de textos, análise de obras literárias, relatórios de
visitas de estudos, etc.
A diversidade de blogs ligados ao ensino é grande e
integra os blogs dos professores, blogues dos alunos, blogues das disciplinas e
os blogues das escolas.
Contudo, a criação e dinamização de um blog com
fins educacionais pode, e deve, ser um pretexto para o desenvolvimento de
múltiplas competências. O desenvolvimento de competências associadas à pesquisa
e selecção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos
serviços e ferramentas da Web são algumas das mais-valias associadas a muitos
projectos de criação de blogs em contextos escolares.
Sem comentários:
Enviar um comentário