As tecnologias da informação e comunicação (TIC),
criaram novos espaços de construção do conhecimento. Com o aparecimento da
World Wide Web alterou-se a forma como se acede à informação e como se
passou a pesquisar, preparar aulas ou a comunicar com os outros. Recentemente,
a WWW deixou de ser apenas uma ferramenta de consulta de informação e passou
também a ser uma ferramenta de comunicação e partilha de conteúdos criados e
publicados pelos utilizadores. Fruto do desenvolvimento tecnológico e da
evolução da Web, o termo Web 2.0 começou a ser utilizado para descrever um
conjunto de tecnologias, ferramentas, conceitos e ideias. Assim, o
desenvolvimento das ferramentas Web 2.0 e a passagem da Internet de um meio de
veiculação da informação para uma plataforma caracterizada pela colaboração,
transformação, criação e partilha de conteúdos, vieram trazer profundas
alterações quer na forma como o indivíduo acede à informação e ao conhecimento,
quer ao nível dos processos de comunicação entre alunos e entre alunos e
professores.
A ideia de partilha e de fácil acesso esteve
subjacente à sua criação e contribuiu para o seu sucesso, tendo o seu
crescimento superado qualquer expectativa. Todos os que a utilizam e que para
ela contribuem reconhecem a sua riqueza, podendo contribuir para o
desenvolvimento da inteligência colectiva. Com o termo Web 2.0, salienta-se uma
mudança de paradigma sobre a concepção da Internet e as suas funcionalidades,
orientando-se para promover uma maior interacção entre os utilizadores e o
desenvolvimento de redes sociais (tecnologias sociais) onde se podem expressar
e julgar, resumir e partilhar conteúdos, colaborar e criar conhecimento.
A Web 2.0 permite uma maior liberdade no acesso e no uso da
informação: Blogs, Facebook, YouTube, Googlepages e a Wikipédia, entre outros, contribuem
para uma maior partilha e maior interactividade. A Web 2.0 é uma plataforma
social, assente numa rede de participação, que possibilitou o aparecimento de
novas formas de estar, comunicar e interagir na Web que se podem transferir
para o campo educativo, enriquecendo o processo de ensino/aprendizagem. Com a
expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão de dados,
começam a surgir novos produtos e serviços na Internet que, anteriormente, não
podiam ser gratuitos tendo em vista as antigas limitações na velocidade. Esses
novos produtos e serviços têm contribuído para a construção da Web 2.0
Sem comentários:
Enviar um comentário