quarta-feira, 20 de junho de 2012

Breve visão


As tecnologias da informação e comunicação (TIC), criaram novos espaços de construção do conhecimento. Com o aparecimento da World Wide Web alterou-se a forma como se acede à informação e como se passou a pesquisar, preparar aulas ou a comunicar com os outros. Recentemente, a WWW deixou de ser apenas uma ferramenta de consulta de informação e passou também a ser uma ferramenta de comunicação e partilha de conteúdos criados e publicados pelos utilizadores. Fruto do desenvolvimento tecnológico e da evolução da Web, o termo Web 2.0 começou a ser utilizado para descrever um conjunto de tecnologias, ferramentas, conceitos e ideias. Assim, o desenvolvimento das ferramentas Web 2.0 e a passagem da Internet de um meio de veiculação da informação para uma plataforma caracterizada pela colaboração, transformação, criação e partilha de conteúdos, vieram trazer profundas alterações quer na forma como o indivíduo acede à informação e ao conhecimento, quer ao nível dos processos de comunicação entre alunos e entre alunos e professores.
A ideia de partilha e de fácil acesso esteve subjacente à sua criação e contribuiu para o seu sucesso, tendo o seu crescimento superado qualquer expectativa. Todos os que a utilizam e que para ela contribuem reconhecem a sua riqueza, podendo contribuir para o desenvolvimento da inteligência colectiva. Com o termo Web 2.0, salienta-se uma mudança de paradigma sobre a concepção da Internet e as suas funcionalidades, orientando-se para promover uma maior interacção entre os utilizadores e o desenvolvimento de redes sociais (tecnologias sociais) onde se podem expressar e julgar, resumir e partilhar conteúdos, colaborar e criar conhecimento. 
A Web 2.0 permite uma maior liberdade no acesso e no uso da informação: Blogs, Facebook, YouTube, Googlepages e a Wikipédia, entre outros, contribuem para uma maior partilha e maior interactividade. A Web 2.0 é uma plataforma social, assente numa rede de participação, que possibilitou o aparecimento de novas formas de estar, comunicar e interagir na Web que se podem transferir para o campo educativo, enriquecendo o processo de ensino/aprendizagem. Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão de dados, começam a surgir novos produtos e serviços na Internet que, anteriormente, não podiam ser gratuitos tendo em vista as antigas limitações na velocidade. Esses novos produtos e serviços têm contribuído para a construção da Web 2.0

Sem comentários:

Enviar um comentário